Início:Atualize aqui

sábado, 12 de janeiro de 2013

Oscar, que métodos são usados para escolher os indicados?


Escolhendo os vencedores

O primeiro estágio na seleção dos vencedores do Oscar é restringir todos os possíveis merecedores do prêmio de um determinado ano a cinco indicados para cada categoria de prêmio. Para ser candidato às indicações em quaisquer categorias de longa-metragem, um filme deve satisfazer aos seguintes critérios:  
  • deve ter mais de 40 minutos de duração;
  • sua estréia deve ter ocorrido em um cinema, durante o ano em questão (durante 2012, ao 83º Prêmio da Academia);
  • sua estréia deve ter sido em formato de filme de 35mm ou 70mm ou em formato digital de varredura progressiva de 24 quadros;
  • ele deve ter sido exibido em um cinema da cidade de Los Angeles, com ingressos pagos, por sete dias consecutivos, iniciando no ano apropriado.
Se um produtor ou distribuidor quiser que seu filme seja candidato à indicação de um Oscar, deve enviar o formulário Official Screen Credits. Esse formulário lista os créditos da produção para todas as categorias do Oscar relacionadas. A Academia coleta esses formulários e lista os filmes inscritos na "Reminder List of Eligible Releases" (lista de filmes candidatos à indicação). Em janeiro, a Academia envia pelo correio uma cédula de indicações e uma cópia da "Reminder List" para cada membro da Academia.

Foto cedida A.M.P.A.S.
Um mensgeiro postal, o agente do correio de Beverly Hills e funcionários da PricewaterhouseCoopers carregam um caminhão do correio com as cédulas dos indicados ao 75º Prêmio da Academia
Para a maioria das categorias, somente os membros da Academia de uma área específica têm permissão para votar nos indicados (isto é, somente diretores enviam indicações para melhor diretor e somente editores enviam indicações para melhor editor). Os indicados a filme e documentário estrangeiros são escolhidos por grupos de espectadores especiais, compostos de membros da Academia de todas as áreas, e todos podem selecionar os indicados a melhor filme. Os indicados a filme estrangeiro são selecionados a partir de uma lista de filmes submetida por nações estrangeiras. Cada nação estrangeira pode inscrever apenas um filme por ano.

Foto cedida A.M.P.A.S.
A equipe da Academia separa as inscrições de filme estrangeiro. Em 2002, a Academia recebeu um recorde de 54 inscrições na categoria de filme em língua estrangeira. 
Um membro da Academia pode selecionar cinco indicados por categoria, classificados por ordem de preferência. Para a maioria das categorias, os votantes escrevem somente o título do filme. Para as categorias de atuação, os votantes escolhem atores específicos. São os votantes da Academia que decidem se um ator deve ser indicado para papel principal ou papel coadjuvante. Um ator não pode, porém, ser indicado para ambas as categorias por um único desempenho. A Academia atribui o indicado para a categoria na qual ele se qualificar primeiro. Os produtores geralmente anunciam na Variety e em outras importantes revistas da indústria do cinema para sugerir indicados para categorias particulares.
Geralmente, os membros da Academia têm algumas semanas para enviar suas indicações. Quando as cédulas chegam, a empresa de auditoriaPricewaterhouseCoopers (site em inglês) tabula os votos aos indicados em segredo. Depois, a Academia anuncia os indicados em uma coletiva de imprensa logo cedo, pela manhã, no Samuel Goldwyn Theatre, em Beverly Hills.

Foto cedida A.M.P.A.S.
A indicada ao Oscar, Sigourney Weaver, e o presidente da AMPAS, Frank Pierson, anunciam os indicados ao 76º Prêmio Anual da Academia
Aproximadamente uma semana depois, a Academia envia por correio as cédulas finais a todos os seus membros. Os membros têm duas semanas para devolver as cédulas, e então as "votações" são encerradas. A PricewaterhouseCoopers tabula os votos em segredo absoluto e lacra os resultados.
Enquanto tudo isso está acontecendo, as empresas de produção estão investindo recursos consideráveis em campanhas para seus competidores. A Academia permite quaisquer esforços para fazer os membros da Academia assistirem aos filmes, mas proíbe as produtoras de enviar por correio incentivos inadequados. As produtoras têm permissão para enviar aos membros da Academia cópias em vídeo dos filmes concorrentes e organizar exibições especiais de seus filmes.

Isso é realmente um segredo?
Nos primeiros 39 anos da Academia, os vencedores dos prêmios eram anunciados na noite anterior à cerimônia. Isso permitia aos jornais listar os vencedores nas últimas edições noturnas que circulavam na noite dos Oscars após o anúncio dos vencedores. Os jornais, porém, começaram a imprimir a edição do Oscar no início da noite e, em 1940, os mestres de cerimônia podiam abrir os jornais e descobrir quem ganhou durante o caminho para a cerimônia. Talvez percebendo que essa notificação prévia acabaria com a participação das pessoas na cerimônia, e para acrescentar suspense, a Academia começou a manter os resultados nos envelopes lacrados que conhecemos. Hoje, quando o apresentador diz "e o Oscar vai para", todos descobrimos ao mesmo tempo.

 O que impera no final das contas são alguma certeza:

  • Muito filme de melhor qualidade fica de fora
  • entre os indicados sempre ocorrem injustiças históricas.
  • OGanhador do ano pode acabar sendo mais uma escolha politica  ou de temas em evidencia do que a rel qualidade da pelicula.
  • Ninguem estranhe se o filme Lincoln levar tudo ou a maioria dos prêmios em um ano em que os americanos precisam,  e muito, lembrar do seu civismo.
Quer saber mais? 
http://lazer.hsw.uol.com.br/oscar.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário